ABRA-SE PARA OS OUTROS

Palavras-chaves: EGOCÊNTRICO, PREOCUPADO CONSIGO MESMO, FALADOR

Heather é indicado para os que estão preocupados com a sua própria situação ou doença. Afastam os outros devido a extrema exigência que lhes colocam. Exageram os seus sintomas. Falam compulsivamente, necessitam de audiência, detêm as pessoas a fim de falar sobre elas mesmas. Tendem a falar rapidamente, junto ao rosto do ouvinte.
Não gostam de estar só, mas não compreendem que são muitas vezes evitadas porque tiram a vitalidade das outras pessoas e não mostram qualquer interesse pelos problemas alheios.
O potencial do Heather é ser um bom ouvinte, generoso na ajuda aos semelhantes, sem egoísmo e compreensivo em relação aos problemas dos outros. As pessoas Heather positivas usam o seu sofrimento pessoal para se identificarem com o dos outros.

Palavras-chaves: IMPACIÊNCIA

O Impatiens é indicado para as pessoas que se irritam facilmente. São impacientes e querem tudo feito na hora. Agem, pensam e falam rapidamente. Estas pessoas são capazes e eficientes, mas deixam-se irritar e frustrar por colegas lentos e por isso preferem trabalhar sozinhas. São independentes, detestam perder tempo e terminam muitas vezes as frases das outras pessoas.
Poderão ter explosões de cólera, mas estas passam depressa. Quando estão doentes, mostram agitação e irritabilidade. Mostram em muitos casos nervosismo e a sua precipitação pode levar a uma propensão para acidentes.
O potencial positivo do Impatiens reflete-se numa pessoa decidida e espontânea, mas menos apressada no pensamento e na ação. São descontraídas e bem-humoradas com os outros e compreendem os que são mais lentos. Enfrentam problemas irritantes com calma e diplomacia.
É um dos componentes do Floral de emergência Rescue®.

Palavras-chaves: RESERVADO, FECHADO, SÉRIO, GOSTA DA SOLIDÃO, DE FICAR SOZINHO COM ANIMAIS.

O tipo Water Violet tem conhecimento, é calmo e competente. Estas pessoas gostam de um estilo de vida privado, são calmas e muitas vezes pedem-lhes conselhos, mas não impõem as suas opiniões ou desejos aos outros. Gentis e autoconfiantes têm um sentido de superioridade. Os tipos extremos podem ser distantes, parecendo orgulhosos, desdenhosos e condescendentes. Quando estão cansados ou quando há demasiadas distrações externas, têm a tendência para se retrair, parecendo antissociais e frios.
Quando sofrem, guardam os seus problemas para si. Não contam com os outros para o apoio e podem ser consideradas emocionalmente frias. Sentem dificuldade em se abrir com os outros, achando mais fácil esconder-se por trás da sua calma fachada.
Não gostam de sair, ir para festas, baladas. Se fecham tanto que se tornam antissociais.
O potencial positivo do Water Violet tem um relacionamento mais caloroso com os outros, mantendo ao mesmo tempo a sua sabedoria e dignidade. As pessoas Water Violet gostam de ajudar com o beneficio do seu conhecimento e sabedoria. Calmas, serenas, dignas, sabem compreender e identificar-se com os demais. Põem muitas vezes os seus talentos a serviço dos outros como conselheiros ou professores, por exemplo.
• Leveza, abre as emoções
• Alegria perante a vida
• Participar e conviver com as pessoas de um modo livre.

CONHEÇA SUA FORMA DE PENSAR

Palavras-chaves: DECIDE, MAS DUVIDA DE SUA DECISÃO, PROCURA O CONSELHO E APROVAÇÃO DOS OUTROS

O Cerato é para pessoas que não confiam no seu próprio julgamento ao tomar decisões. Sabem realmente o que querem e, embora tenham bastante sabedoria interior e possam ser altamente intuitivas, procuram constantemente o conselho e a confirmação dos outros. Muitas vezes seguem erroneamente os conselhos que lhes são dados em vez de confiar em si próprias. Quando estão doentes, é provável que experimentem uma serie de tratamentos recomendados por outras pessoas.
O potencial positivo do Cerato revela-se nos que confiam na sua sabedoria interior e a seguem. Autoconfiantes, decididas e calmas, têm a capacidade para encontrar e seguir a sua verdadeira opinião ou vocação.
É um dos componentes do Pomander® Meditação

Palavras-chaves: DESÂNIMO POR UMA CAUSA CONHECIDA, PERDEU A FÉ

O Gentian destina-se a casos de dúvida e desânimo. Os que sofrem destes sintomas sentem-se facilmente desanimados e até deprimidos, quando as coisas correm mal ou quando se vêm confrontados com dificuldades. Ao contrário dos casos Mustard, seu desânimo tem sempre uma causa identificável. Eles podem na verdade fazer bons progressos, tanto na doença como na vida, mas ficam facilmente desanimados por pequenas contrariedades.
Gentian pode ser útil para pessoas desencorajadas com uma doença prolongada ou recorrente. É também útil para crianças que se sentem desanimadas com os seus resultados escolares.
O potencial positivo do Gentian é possibilitar o entendimento de que o fracasso não existe quando se está a fazer o nosso melhor, sejam quais forem os resultados. Nenhum obstáculo parece demasiado grande e nenhuma tarefa demasiado intimidante de empreender. Existe a convicção de que eventuais dificuldades serão por fim ultrapassadas.

• Confiar na Providência Divina que nos protege e abre as portas para nossa vida.
• Fé no Divino.
• Ânimo para vencer os obstáculos.

Palavras-chaves: DESESPERANÇA, DESÂNIMO PROFUNDO, DESISTIU DE LUTAR

Gorse é para a desesperança e desânimo extremos, para pessoas que desistiram de lutar. Sentem que não há qualquer luz no fundo do túnel e perderam toda a esperança. Podem acreditar que a doença é hereditária e, portanto, incurável. Sentem-se condenadas à dor e ao sofrimento e não tentam melhorar. Para agradar aos seus entes queridos, podem tentar diversos tratamentos, mas não têm qualquer esperança de que deem certo.
O Dr. Bach escreveu o seguinte sobre as pessoas Gorse: “Parecem necessitar de um raio de sol que afaste as nuvens na sua vida.”
O potencial positivo do Gorse é um sentimento de fé e esperança, apesar dos problemas físicos ou mentais do presente. A pessoa se sente mais animada e feliz e capaz de usar a doença como uma experiência positiva. Em casos mais tranquilos, sente-se a caminho da recuperação.

Palavras-chaves: SENSAÇÃO DE “SEGUNDA-FEIRA DE MANHÔ. PREGUIÇA, SEDENTÁRIO.

Hornbeam é indicado para a fadiga mental, mais do que física. Para os que acordam e duvidam da sua capacidade para enfrentar o dia de trabalho. Acham difícil enfrentar os problemas ou encarar o programa do dia a dia, embora geralmente consigam terminar todas as tarefas. Sentem insegurança na sua energia de realização do trabalho, mas tem energia para o prazer.
As pessoas que necessitam de Hornbeam poderão estar sofrendo de excesso de trabalho ou de uma sensação de falta de prazer pela rotina do dia a dia. Por exemplo, quando estudam arduamente para os exames (veja também Olive). Falta-lhes entusiasmo e poderão adiar tarefas. O sono não é recuperador e, se estiverem se restabelecendo de uma doença, duvidam das suas forças para melhorar.
O potencial positivo de Hornebeam é a certeza da nossa força e capacidade para enfrentar o dia de trabalho. Recupera a vivacidade mental, vitalidade e espontaneidade e a vida volta a ser desfrutada. O dia de trabalho pode ser enfrentado com energia e clareza e é devidamente equilibrado com algum divertimento.
• Ânimo e confiança para realizarmos as atividades do cotidiano.
• Prazer nas atividades do dia a dia.
• Organizar o mundo material.
• Prazer nas atividades físicas e dietas.

Palavras-chaves: INDECISÃO ENTRE DUAS SITUAÇÕES

O Scleranthus destina-se a pessoas que sofrem de indecisão: as pessoas que necessitam de Scleranthus têm dificuldade em tomar decisões, especialmente quando são confrontadas com duas possibilidades.
Estas pessoas mostram falta de equilíbrio e personalidade. As suas mentes, tipo “gafanhoto”, as fazem saltar de assuntos no meio da conversa. O seu humor oscila frequentemente, experimentando extremos de alegria/tristeza, energia/apatia, otimismo/pessimismo ou riso/choro. Esta postura flutuante pode fazer com que não inspirem confiança e podem perder tempo e oportunidades devido à indecisão.
O potencial positivo do Scleranthus é a certeza e o poder de decisão, com firmeza e equilíbrio, em todas as circunstâncias. As pessoas Scleranthus positivas são capazes de tomar decisões rápidas e agir prontamente quando necessário.
• Clareia a mente para decidir com o coração.
• Decisão acompanhada de ação.
• Posicionar-se perante a vida.

Palavras-chaves: INCERTEZA SOBRE O RUMO CERTO NA VIDA. PERDIDA NÃO SABE O QUE QUER. FALTA DE PROPÓSITO.

O Wild Oat destina-se a pessoas que chegaram a uma encruzilhada na sua vida e estão completamente inseguras sobre o caminho a seguir. Podem ser ambiciosas e talentosas em vários setores, mas desperdiçam seus dotes por falta de um rumo claro. Poderão tentar diversas carreiras, mas ficam facilmente fartas e insatisfeitas, tendendo a ser levadas pela corrente. Ao mesmo tempo sabem que a vida está a deixá-las para trás e sentem-se frustradas e insatisfeitas (veja também Cerato e Scleranthus).
Wild Oat ajuda a tomar decisões importantes, tais como indecisão para a escolha de uma carreira e para quem viaja muito e não para em nenhum emprego
O potencial positivo do Wild Oat é a visão clara do que se vai fazer na vida, com ideias e ambições positivas e capacidade de decidir o rumo verdadeiro. Os talentos são aproveitados construtivamente. Estas pessoas de talentos múltiplos poderão encontrar formas de prosseguir com mais de uma carreira ao mesmo tempo, já que não desistem quando se aborrecem. Ajuda definir a profissão.
É o caminho, a direção na luz da vida. A firmeza de propósito – clarear e definir as metas de vida. Também ajuda a criar raiz.

ENCARE SEUS MEDOS

Palavras-chaves: MEDOS E PREOCUPAÇÕES DE ORIGEM DESCONHECIDA. MAUS PRESSENTIMENTOS.

O Aspen é indicado para pessoas subitamente afetadas por medos ou preocupações sem razão especifica e que podem estar, de uma forma geral, agitadas e ansiosas. Uma necessidade típica para a utilização de Aspen é o caso da pessoa que acorda com medo devido a um sonho ruim, mesmo que o sonho tenha sido esquecido. O Aspen ajuda crianças pequenas que têm pesadelos e temores noturnos (veja também Rock Rose).
Os medos Aspen podem ocorrer de dia ou de noite. Ansiedade ou maus pressentimentos inexplicáveis podem subitamente apoderar-se da pessoa quando está sozinha, ou quando na companhia de amigos. Podem os medos ser acompanhados tremores.
O potencial do Aspen é um estado de paz interior, segurança, ânimo e coragem. A apreensão dá lugar a um desejo de aventura e novas experiências, sem preocupação relativa às dificuldades e aos perigos.
Como o Dr. Bach escreveu: “Quando chegamos a este ponto, estamos acima da dor e do sofrimento, acima das preocupações e dos medos, acima de tudo exceto da alegria de viver, da alegria da morte e da alegria da nossa imortalidade… podemos percorrer esse trilho sem qualquer perigo, ultrapassando qualquer dificuldade, sem medo.”

Palavras-chaves: MEDO DE PERDER O CONTROLE MENTAL, EMOCIONAL OU FÍSICO. COMPULSÃO DESCONTROLADA. VÍCIOS DESCONTROLADOS.

O Cherry Plum é indicado para pessoas que receiam perder o controle do seu comportamento. Que podem estar à beira de um colapso. Para pessoas profundamente descontroladas e que receiam perder a sanidade mental.
A pessoa que necessita do Cherry Plum, pode estar à beira de explodir e ceder a impulsos violentos. Podem, também, se tornar histéricas com amigos e família, manifestando ataques de ira.
Medo de doenças mentais, medo de ficar doente. Para pessoas que tomam muitos medicamentos, é indicado para limpeza. Para quem pensa ou já tentou suicídio pode tomar a vida inteira.
O potencial positivo do Cherry Plum revela-se na pessoa de mente calma e capaz de pensar e agir racionalmente.
Se o problema for muito grave, recomenda-se a ajuda de um bom terapeuta.
É um dos componentes do Floral de emergência Rescue®.

Palavras-chaves: MEDO DE COISAS CONHECIDAS E TIMIDEZ

O Mimulus é indicado para medo de causas conhecidas, tais como: doença, morte, acidentes, dor, escuro, frio, pobreza, outras pessoas, animais, aranhas, falar em público, perda de amigos ou do emprego, ida ao dentista etc. Destina-se a pessoas que sofrem de medos facilmente definidos. Os que sofrem destes sintomas poderão ser talentosos e artísticos, mas tímidos e retraídos, e podem ficar “calados” quando estão acompanhados. Os tipos Mimulus poderão sofrer de rubor, gagueira, riso nervoso etc.
O Mimulus é recomendado para crianças tímidas e sensíveis, receosas de animais, do escuro etc. (veja também Larch).
O potencial positivo do Mimulus é a personalidade calma e corajosa que permite enfrentar as adversidades e dificuldades com humor e confiança. Sabem defender-se e controlar inteiramente as suas emoções, desfrutando da vida sem medo.

Palavras-chaves: MEDO OU PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA EM RELAÇÃO AOS OUTROS. PENSAMENTO RUIM.

O Red Chestnut trata os que têm medo e se preocupam e têm receio excessivo em relação ao bem-estar dos outros, em particular da família e amigos íntimos. Receiam que o pior aconteça aos seus entes queridos, que uma pequena queixa se torne algo grave, que uma criança quando brinca se machuque ou que um avião numa viagem de férias caia. Inquietam-se e se preocupam também com os problemas alheios. Este é muitas vezes um estado temporário verificado em pessoas que tomam conta de outros, enfermeiros, conselheiros etc.
O potencial positivo do Red Chestnut é a capacidade para cuidar dos outros com compaixão, mas sem ansiedade. As pessoas Red Chestnut positivas irradiam pensamentos de saúde e coragem para os que deles necessitam e permanecem física e mentalmente calmas durante emergências. Gostam de ajudar quando lhes pedem, mas não tentam impor o seu auxilio aos outros.
É um dos componentes do Pomander® Concentração

Palavras-chaves: TERROR, PÂNICO e MEDO CONCRETO

O Rock Rose é para o terror, como o que a pessoa pode sentir depois de sofrer um acidente, escapar por pouco de um desastre ou assistir a um acidente. Quando diante de uma ameaça aguda – tal como um desastre natural, doença súbita, assalto etc. – há uma sensação de medo paralisante e de impotência.
Este estado de terror pode igualmente ocorrer em consequência de pesadelos (veja também Aspen e Rescue®).
O estado Rock Rose é normalmente breve e relacionado com uma crise específica.
O potencial positivo do Rock Rose é a coragem e a presença de espírito. A pessoa que se mantém calma e se esquece de si mesma em caso de emergência.
É um dos componentes do Floral de Emergência Rescue®.

ENCONTRE A ALEGRIA E A ESPERANÇA

Palavras-chaves: IMAGEM NEGATIVA DE SI MESMO. SENSAÇÃO DE IMPUREZA. MANIA DE LIMPEZA.

Crab Apple é a essência para a limpeza da mente e do espírito, recomendado para os que se sentem impuros e têm uma imagem negativa de si. As pessoas Crab Apple podem ser obsessivas em relação à limpeza da casa ou ter compulsão mental por coisas banais.
Crab Apple é indicado para pessoas que se envergonham e se sentem embaraçadas em relação a sintomas físicos desagradáveis, tais como problemas de pele. Ficam desanimadas se o tratamento falhar (veja também Gentian). As pessoas com problemas de pele podem usar este floral, externamente, na forma de loção (algumas gotas em água), numa compressa ou adicionada à água do banho (10 gotas).
O potencial positivo do Crab Apple é a aceitação de nós e das nossas imperfeições. As pessoas Crab Apple têm uma imagem positiva de si e são descontraídas em relação a sua aparência e ao seu ambiente.
• É o Floral da purificação do corpo e da mente.
• Clareza para vermos as coisas na proporção exata.
• Melhora a autoestima e nos ajuda a transformar o que não gostamos em nossa aparência.
É um dos componentes do Pomander® Proteção

Palavras-chaves: SOBRECARREGADO POR OBRIGAÇÕES QUE LHE SÃO IMPOSTAS.

Elm destina-se aos que se sentem sobrecarregados pelas obrigações da vida. Normalmente competentes e capazes, em determinados momentos estas pessoas entram em desespero. Os tipos Elm são bons administradores, gestores e ocupam muitas vezes cargos de responsabilidade, relacionados com o bem-estar dos outros. São, por exemplo, médicos, professores, terapeutas e diretores de indústrias.
O Elm é indicado para pessoas que se sentem subitamente “esmagadas” pelas suas responsabilidades e incapazes de lidar com elas ou de cumprir com os seus compromissos, o que é, muitas vezes, causado quando aceitam muito trabalho, e não cuidam de si. Consequentemente, sentem-se deprimidas e exaustas, com perda temporária de autoestima. Mesmo uma dúvida momentânea sobre as suas capacidades pessoais pode fazer com que se sintam fracas e debilitadas.
O potencial positivo do Elm é a recuperação da capacidade normal da personalidade e um retorno a sua plena eficiência e autoconfiança. Os problemas são vistos sobre outro aspecto e a pessoa só aceita aquilo que consegue fazer, reservando tempo para satisfazer as suas próprias necessidades e cumprir sua missão.

Palavras-chaves: FALTA DE CONFIANÇA NAS SUAS CAPACIDADES. SENTIMENTO DE INFERIORIDADE. FRACASSO. CRIA BLOQUEIO.

O Larch é adequado para pessoas sem autoconfiança, pessoas que nem tentam porque estão certas de que irão falhar. Sofrem de sentimentos de inferioridade. Têm consciência de sua capacidade e potencial, mas recusam-se a reconhecê-los, evitando assim o risco de fracasso.
Este é também um floral útil para qualquer pessoa que sofra de falta de confiança antes de exames, entrevistas, exames de condução etc. (veja também Rescue®).
Indicado para pessoa que se aposenta, que envelhece e acha que não pode fazer mais nada.
O potencial positivo de Larch é expresso nas pessoas que são determinadas, capazes e têm um sentido realista de autoestima, sem se preocuparem com a falha ou o sucesso. Estão conscientes do seu próprio potencial e recusam-se a aceitar as palavras “não consigo”. Utilizam bem o seu sentido crítico, mas com sensibilidade.
• Valorização da nossa capacidade.
• Acreditar que seremos capazes de vencer qualquer dificuldade.
• Despertar potenciais ou capacidades que temos latentes e não aproveitamos.
• Sucesso!

Palavras-chaves: EXAUSTO, MAS CONTINUA A LUTAR

As pessoas Oak são normalmente corajosas, fortes e de confiança; necessitam de Oak quando estão perdendo sua força interior e o cansaço se apodera delas. Continuam a lutar, aconteça o que acontecer, ignorando o seu cansaço. Impelidas por um forte sentido do dever, são úteis aos outros, muito responsáveis e de confiança. São pacientes por vezes sujeitando-se a grandes esforços e não se permitem descansar se houver trabalho a fazer, pelo contrario, continuam a lutar obstinadamente quando estão excessivamente cansadas (veja também Rock Water e Vervain).
A perda de energia natural resultante pode conduzir à depressão, frustração e outros sintomas de estresse. Estas pessoas têm sensação de fracasso quando estão doentes, mas são incansáveis nos seus esforços de recuperação.
O potencial positivo das pessoas Oak revela-se na sua força habitual, que é o amparo da sua família ou do grupo de trabalho. Possuem uma enorme resistência, persistência, paciência e reservas de energia conseguindo suportar imenso estresse. O Oak restabelece a sua energia e ajuda a reconhecer a necessidade de tempo para repousar e para cuidar não só dos seus deveres como de si.

Palavras-chaves: CULPA. AUTORREPROVAÇÃO PELOS SEUS ATOS E DOS OUTROS.

Pine é aconselhado para pessoas que se sentem cheias de culpa e de autorreprovação. Que se culpam pelos erros das outras pessoas e por qualquer coisa que ocorra mal. Sentem que não têm mérito ou valor. O seu complexo de culpa e sentimento de vergonha não se baseiam, necessariamente, em algo errado que tenham realmente feito, mas destrói a possibilidade de uma vida feliz.
Estas pessoas parecem humildes e estão sempre pedindo desculpas, pedem desculpa por estarem doentes e podem até achar que merecem a doença ou dor.
Acham que têm muito e os outros pouco. Acham que não merecem o que possuem.
O potencial positivo do Pine permite às pessoas aceitarem a responsabilidade com realismo e a fazer juízos de valores sólidos. As pessoas Pine positivas aceitam-se e respeitam-se a si mesmas tais como fariam com os outros, sem juízos de valor excessivamente negativos. O Dr. Bach escreveu o seguinte sobre as pessoas Pine: “Qualquer sinal de condenação contra nós, ou os outros, é um sinal de condenação contra a Criação Universal do Amor e restringe-nos, limita os nossos poderes para permitir que o Amor Universal flua em nós e chegue até aos outros.”.
• Perdão pelas nossas atitudes erradas.
• Merecimento de sermos felizes.
• Merecimento de aproveitarmos o que o Divino nos deu.

Palavras-chaves: EFEITOS POSTERIORES AO CHOQUE E TRAUMA DO PASSADO E DO PRESENTE. INCONSOLÁVEL

O Star of Bethlehem trata as sequelas do choque mental ou físico, em virtude de acidentes, más notícias, luto, desapontamentos súbitos, sustos etc.
Embora o ideal seja tomar o Star of Bethlehem imediatamente após o evento, é também excelente para efeitos retardados que podem manifestar-se anos depois da ocorrência, traduzidos por sintomas físicos.
O Star of Bethlehem é um importante ingrediente do Rescue®. É útil para a mãe e a criança imediatamente após o parto.
O potencial positivo do Star of Bethlehem é a neutralização dos efeitos do choque, sejam do presente ou do passado, ajudando assim o paciente a se recuperar.
O Dr. Bach descreveu este floral como “o consolador e o aliviador de dores e tristezas”. “O Consolador de Almas.”
Cicatrizante dos corpos físicos, emocional o mental, por traumas ou intervenções cirúrgicas.
É a luz da estrela no meio da escuridão. Luz da estrela guia.

Palavras-chaves: DESESPERO MENTAL EXTREMO

O Sweet Chestnut ajuda no desespero mental doloroso, descrito pelo Dr. Bach “o desespero sem esperança dos que sentem que alcançaram o limite da sua resistência” Poderá assumir a forma de tristeza intensa. Os que padecem deste estado podem sentir-se quase destruídos por ele. A depressão é acompanhada por uma sensação de solidão e de que o futuro é sombrio e sem quaisquer perspectivas.
As pessoas que necessitam de Sweet Chestnut podem sentir-se à beira de um colapso nervoso, embora não suicidas. Podem também ter a sensação de que Deus as abandonou.
Este estado pode seguir-se a um luto ou a anos de dificuldades sofrendo sem reclamar.
O potencial positivo do Sweet Chestnut é a libertação do desespero e desânimo. Embora as circunstâncias externas possam não ter mudado, elas passam a ser enfrentadas com otimismo e paz de espírito. Isto pode ser ajudado pela descoberta ou recuperação da fé num poder mais alto e por uma sensação de ajuda interior.
• Entendemos o porquê do sofrimento
• Ter uma luz de saída para nos libertar do nosso sofrimento.

Palavras-chaves: MÁGOA. RESSENTIMENTO. NEGATIVISMO. SE MÁGOA FACILMENTE. PODE SE SENTIR A VÍTIMA

O Willow é indicado para ressentimento, pena de sim e amargura. A maior parte das pessoas sente que está a “abusar da sua boa vontade”. Este floral ajuda a neutralizar o ressentimento e a restabelecer um sentido de humor e de proporções.
O Willow alivia a sensação de ser injustiçado pela vida – Eu não mereço isto. Por que isto está acontecendo comigo?
As pessoa no estado Willow negativo são ressentidas com a sorte, a saúde, a felicidade ou ao sucesso dos outros. Podem ficar resmungonas, amuadas e irritadas. São pessoas são difíceis de tratar quando doentes, pois nunca estão satisfeitas, preferindo considerar-se vitimas porque têm relutância em admitir quaisquer melhoras. O ressentimento contínuo pode afetar a vitalidade geral da pessoa e provocar um mau estado geral de saúde.
O potencial positivo do Willow permite às pessoas perdoar e esquecer injustiças passadas e gozar a vida, atraindo assim condições e amizades positivas. Deixam de ser vitimas e passam a estar no leme do seu próprio destino, com alegria e positivismo. Passam a perceber que são responsáveis por sua felicidade.
É um dos componentes do Pomander® Proteção

SEJA VOCÊ MESMO

Palavras-chaves: PROBLEMAS ESCONDIDOS POR TRÁS DE UMA CARA ALEGRE. TORMENTO INTERIOR

As pessoas que necessitam de Agrimony aparentam muitas vezes despreocupação e bom humor, mas a sua “alegria de viver” esconde ansiedades, preocupações e até um tormento interior real, que tentam esconder delas e dos outros. Se sentirem dores ou mal-estar, irão provavelmente brincar com o assunto por não estarem dispostas a expressar os seus sentimentos verdadeiros. São muito sociáveis e tentam ignorar o lado mais sombrio da vida. Preferem fugir das situações a entrar em confrontos. Poderão também sofrer de noites agitadas com pensamentos inquietantes (veja também White Chestnut).
As pessoas Agrimony podem suprimir o seu desconforto recorrendo a bebidas alcoólicas, drogas ou excessos alimentares.
O potencial positivo do Agrimony ajuda a moldar personalidades de pessoas que são realmente alegres e boas companhias, que comunicam abertamente os seus sentimentos e opiniões, aceitando que a vida tem o seu lado menos agradável. A sua alegria brota de um verdadeiro sentido de aceitação e contentamento interior.

Palavras-chaves: VONTADE FRACA E SUBMISSÃO

O Centaury é para pessoas com dificuldade em dizer não. Deixam que os outros abusem ou até as maltratem. São normalmente tímidas, sossegadas e muito passivas, com pouca força de vontade. Ansiosas por agradar, cedem à vontade alheias, mais por bajulação do que por vontade própria. Embora insatisfeitas com o estado das coisas, preferem negar os seus próprios desejos ou vocação a arriscar-se a um confronto. Ansiosas por “fazer o que está certo”, são facilmente influenciadas pelo que os outros ditam. Esgotadas pelos outros e distantes da sua autoafirmação, tendem a ter pouca energia e a cansar-se facilmente.
O lado positivo do Centaury é ilustrado por pessoas dispostas a servir de boa vontade e discretamente, mas sem negar as suas próprias necessidades. Sabem exprimir e defender as suas opiniões pessoais convivendo facilmente. Acima de tudo, têm noção do que desejam e passam a seguir o seu próprio caminho com determinação e energia, sem que a opinião dos outros as impeça.

Palavras-chaves: INVEJA, CIÚMES, VINGANÇA, ÓDIO, REVOLTA, NÃO ACEITAÇÃO.

O Holly é indicado para pessoas que podem ser mal-humoradas, duras, cruéis e até mesmo violentas. No seu íntimo estão sofrendo, muitas vezes sem causa. Têm dificuldade em abrir o coração ao amor.
O estado de espírito Holly negativo é cheio de ódio, inveja e ciúmes. Talvez sofrendo inconscientemente de insegurança, as pessoas Holly são desconfiadas e agressivas. Falta-lhes a capacidade para amar e sentem uma raiva generalizada por seus semelhantes.
Holly é uma ótima essência para crianças que sentem ciúmes vingativos de seus irmãos.
O potencial positivo do Holly revela uma pessoa bondosa, capaz de dar sem exigir nada em troca. Estas pessoas são amorosas e adoráveis, não possessivas, têm compaixão e estão dispostas a compartilhar, mesmo que tenham seus próprios problemas. Apoiadas por um sentido de harmonia interior sentem prazer genuíno com o sucesso das outras pessoas. O Dr. Bach escreveu: “O Holly protege-nos de tudo que não seja o Amor Universal. O Holly abre o coração e nos une ao Amor Divino.”
É um dos componentes do Pomander® Proteção

Palavras-chaves: HIPERSENSÍVEIS A MUDANÇAS E INFLUÊNCIAS EXTERNAS

O Walnut é para as pessoas que têm dificuldade em se adaptar à mudança ou que são hipersensíveis a certas ideias, atmosferas e influências. É o floral para grandes mudanças na vida – dentição, puberdade, gravidez, divórcio, menopausa. Mudança de religião, de emprego ou de casa. Rompimento com um vício ou quebra de ligações e restrições do passado. Também é indicado para transtornos causados por mudanças – perda de amigos e circunstâncias familiares, envelhecimento, luto, aproximação da morte etc.
Os que necessitam de Walnut têm ideias e ambições definidas e desejam progredir na vida, mas são detidos ou desviados pela influência de personalidades mais fortes, por circunstâncias restritas, por laços familiares ou elos com o passado. É útil para terapeutas, pessoas da área da saúde e conselheiros que lidam com clientes emocionalmente perturbados ou que possam esgotá-los emocionalmente.
O potencial positivo do Walnut é a capacidade para progredir e permanecer firme no caminho da vida, liberto do passado e para fazer as mudanças necessárias na vida, levando em frente apesar de desencorajamentos, objeções ou ridicularização por outros.
É o floral que oferece a constância e proteção da influência dos outros.
É componente de toda linha Pomander®

VIVA E DEIXE VIVER

Palavras-chaves: INTOLERÂNCIA EM RELAÇÃO AOS OUTROS, CRÍTICO

O Beech é para pessoas que estão constantemente criticando, são intolerantes com as falhas dos outros e incapazes de fazerem concessões. Têm dificuldade em ver os pontos positivos das outras pessoas. Têm uma grande noção da sua superioridade, por isso tendem a criticar e a ser arrogante, e se irritam facilmente pelos hábitos alheios. Estão convencidos de que sempre tem razão e que o resto do mundo está errado (veja também Impatiens).
O potencial positivo do Beech é a tolerância e um sentido de compaixão e harmonia com os outros. A pessoa Beech positiva sabe ver o lado bom dos outros, apesar das imperfeições que possam ter.

Cichorium intybus

Palavras-chave: POSSESSIVO, SUPERPROTETOR, APEGADO, CIUMENTO, CARENTE

O Chircory é para pessoas possessivas demais e cujos cuidados com aos outros são egocêntricos e manipulativos. Estas pessoas de vontade forte esperam que os outros se adaptem aos seus valores. São críticos e acham difícil dar sem receber nada em troca. Fazem muito pelo outro, mas cobram retorno.
Não gostam de estar sós e exigem atenção e serviço constantes, como se fosse um dever do outro. Típico desta situação são os pais possessivos e dominadores que têm os filhos já adultos sob o seu domínio. Embora fortes, têm pena de si e se ofendem com facilidade. Algumas pessoas Chicory fingem que estão doentes para atrair a atenção – por exemplo, a mãe possessiva manifesta “dores de coração” sempre que a filha tenta sair de casa.
Em muitos casos, são muito faladoras, teimosas e conflituosas.
O Chicory é também bom para crianças que exigem constante atenção sem razão. Quando não querem desmamar (crianças e animais), quando precisam de colo e carinho.
Para preencher o vazio de um órgão ou um membro retirado.
O potencial positivo do Chicory manifesta-se em pessoas capazes de cuidar de outras de forma desinteressada, oferecendo um amor maternal genuíno. Dão sem esperar nada em troca e deixam que as pessoas que amam sejam elas próprias e vivam as suas vidas. Sentem-se realizadas e confiantes e deixam de necessitar da confirmação de que merecem ser amadas. São calorosas, bondosas, preocupadas com os outros e sensíveis às necessidades alheias.
• Amor incondicional.
• Desapego físico e emocional.
• Aprende a cuidar do outro sem cobrança e sem controle.
• Amor que preenche vazios.

Palavras-chaves: AUTO EXIGÊNCIA EXAGERADA, PERFECCIONISTA.

O Rock Water é para a inflexibilidade: destina-se a pessoas que impõem a si padrões altíssimos e poderão estar a renunciar a sua própria vontade. Possuem autodomínio até ao ponto do automartírio. Seguem, por exemplo, rigidamente programas de dieta e exercícios, rotinas de trabalho e disciplina espiritual. O seu pensamento é regido por ideias fixas e dogmas relativos a religião, dieta, moralidade, política etc. Gostam de ser um exemplo para os outros porque buscam a perfeição pessoal e não interferem ativamente na vida das outras pessoas.
Estas pessoas são excessivamente conscientes e exageram muitas vezes no trabalhar, mas nunca estão satisfeitas com suas realizações. Sacrificam-se ficam desapontadas consigo, quando não correspondem aos seus elevados ideais pessoais.
O potencial positivo do Rock Water é expresso na capacidade de sustentar ideais fortes com uma mente flexível. As pessoas Rock Water positivas estão dispostas a mudar e a desistir das suas teorias fixas se forem persuadidas de que existe uma verdade superior. Compreendem que a harmonia interior é mais poderosa que os comportamentos forçados do exterior e se permitem maior liberdade na vida.

Palavras-chaves: ENTUSIASMO EXCESSIVO, QUER CONVENCER OS OUTROS DO QUE ACREDITA, EUFÓRICO, FANÁTICO

O Vervain trata as pessoas com ideias e princípios fixos, que elas acreditam que estão certos e que raramente irão mudar. Os que necessitam de Vervain são determinados, mas altamente tensos e nervosos e têm um desempenho acima da media. Aplicam esforço desnecessário em tudo aquilo que empreendem, forçando-se para além dos seus limites físicos. Suas mentes antecipam-se rapidamente aos eventos. Aceitam trabalhos excessivos e tentam realizar demasiadas tarefas ao mesmo tempo.
Essas pessoas têm uma vontade forte e mantêm pontos de vista firmes. Sensíveis à injustiça e dedicadas a causas, muitas vezes com sacrifício próprio. Seu entusiasmo excessivo pode levar ao fanatismo, o que as faz ter adeptos que tentam convencer.
Podem sofrer de falta de sono devido as suas mentes ativas e à incapacidade ou falta de vontade de descontrair. Expressivos nos seus movimentos e na sua forma de falar podem ficar irritados, frustrados e aborrecidos devido a questões de princípio.
O potencial positivo do Vervaim revela-se na pessoa calma, sensata, compreensiva e capaz de descontrair. Embora tenham pontos de vista fortes, as pessoas Vervaim positivas sabem mudá-los quando tal se justifica e não sentem a necessidade de convencer os outros. Têm uma visão ampla da vida e dos eventos.
Estas pessoas compreendem que como o Dr. Bach escreveu: “É sendo e não fazendo, que as grandes coisas são alcançadas.”
• Entusiasmo perante o que acredita.
• Toca o outro pela transformação aplicada e vivenciada em sua própria vida.

Palavras-chaves: INFLEXÍVEL, AUTORITÁRIO, IMPÕE SUA VONTADE, CRUEL.

O Vine é para pessoas que impõem sua vontade. São em muitos casos bastante competentes, altamente talentosas e ambiciosas, mas usam os seus atributos para dominar e oprimir. Acham que sabem mais que qualquer outra pessoa e rebaixam os outros. Embora não tentem converter as outras pessoas, ignoram os desejos e opiniões alheias e impõem e esperam obediência absoluta.
São agressivas e orgulhosas e podem ser implacavelmente ávidas pelo poder. As pessoas representativas extremas deste tipo podem ser duras, cruéis e desprovidas de compaixão. Exemplos extremos são os pais ou patrões que governam com mão de ferro ou o político ditador que se serve de quaisquer meios para atingir os seus fins ou a diretora ou professora da escola que agressivamente controla outras crianças.
O potencial positivo do Vine revela-se numa determinação sem dominação. As pessoas Vine positivas veem o que há de bom nos outros e estimulam e orientam sem os dominar. Fazem-se líderes, professores, patrões ou pais sensatos. Utilizam os seus dotes para ajudar os outros a se conhecerem e a encontrar o seu caminho na vida. Inspiram os outros com a sua confiança e certeza inabaláveis.

VIVA O PRESENTE

Palavras-chaves: DIFICULDADE EM APRENDER COM OS ERROS DO PASSADO.

O Chestnut Bud é para pessoas que tem dificuldade em aprender com experiências anteriores, levando a uma incapacidade de progredir na vida. A pessoa continua repetindo os mesmos erros, como apaixonar-se repetidamente pelo parceiro errado ou permanecer num emprego inadequado. As pessoas Chestnut Bud tentam esquecer os erros cometidos e por isso não tem qualquer base para decisões futuras.
Podem sofrer de doenças recorrentes, mas nunca se interrogam sobre a razão para essa repetição e assim não lidam com a raiz do problema.
Potencial positivo: O Dr. Bach escreveu: “Este Floral nos ajuda a tirar pleno partido das experiências do dia a dia e a enxergar a nós mesmos e aos nossos erros, como as outras pessoas o fazem.” A personalidade Chestnut Bud positiva observa os seus próprios erros com objetividade e aprende com cada experiência, ganhando conhecimentos e sabedoria para poder progredir na vida. Mentalmente ativo, observa também os outros e aprende com eles.
Bom para crianças com problemas de aprendizados ou doentes.
É um dos componentes do Pomander® Concentração

Palavras-chaves: SONHADOR, IDEALIZA MUITO, MAS NÃO CONCRETIZA SEUS IDEAIS, FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE.

O Clematis é para as pessoas que vivem em um mundo só delas, sem se interessarem pelo mundo real. Acham difícil viver no presente.
Não são realmente felizes e anseiam por tempos melhores. Contudo, não tomam medidas ativas para fazê-los acontecer. Têm fraca memória e a sua mente não fixa os detalhes. Tendem a não ter energia e parecem distraídas.
Gostam de estar sós e evitam confrontos resguardando-se. Quando doentes, não fazem qualquer esforço para melhorarem. Podem ser altamente românticos.
O Clematis é apropriado para as pessoas que perderam um ente querido e anseiam se juntar a ele. Devido a sua falta de concentração, podem ser propensas a sofrer acidentes.
As crianças Clematis têm dificuldade em concentrar-se devido a tendência de sonhar acordadas mais do que por falta de capacidade.
O potencial positivo do Clematis tem um vivo interesse no mundo a sua volta e para desfrutar a vida. As pessoas Clematis positivas estão abertas a inspiração e realizam o seu potencial criativo. Por exemplo, na arte, na escrita, na moda ou na arte de curar. Realistas e com os pés nos chão, são decididas e reconhecem que o futuro é determinado pelo presente. Estão em sintonia com a realidade e sabem controlar os seus pensamentos.
É um dos Componentes do Rescue®, Pomander® Concentração e do Pomander® Meditação.

Palavras-chaves: VIVE NO PASSADO, SAUDADE.

O Honeysuckle destina-se aos que estão demasiado presos às memórias passadas. As pessoas que necessitam de Honeysuckle tendem a viver no passado, num estado de nostalgia ou saudade. Têm desgostos, mas não conseguem mudar as circunstâncias presentes por estarem constantemente focadas no que já se foi. São apegadas a entes queridos, a dias felizes ou infelizes que já perderam. Acham difícil superar o luto e referem-se constantemente ao passado.
O Honeysuckle pode ser muito útil a pessoas que estão de luto, perderam o emprego, que falharam nos negócios e especialmente para pessoas mais velhas que vivem sozinhas.
O potencial positivo do Honeysuckle é a capacidade para viver no presente, de ver no passado uma experiência valiosa, que oferece lições para o dia de hoje. A pessoa passa a viver a sua vida sem mágoa. O envelhecimento é aceito como um processo natural.

Palavras-chaves: TRISTEZA PROFUNDA, SEM CAUSA CONHECIDA, MELANCOLIA, ANGÚSTIA EXISTENCIAL

Mustard serve para tratar a tristeza repentina que aparece do nada e termina também subitamente, sem qualquer razão aparente. Essa melancolia pode ser como uma nuvem cinzenta escura que envolve tudo e destrói a alegria natural. A pessoa é completamente invadida pela tristeza e é incapaz de se libertar desse sentimento negativo quando deseja.
O potencial positivo do Mustard é o regresso da alegria, apoiado por uma estabilidade e paz interiores inabaláveis e intocáveis, em quaisquer circunstâncias.
Clarear o motivo, a causa da tristeza que está no inconsciente.
Trazer alegria para viver a vida plenamente.

Palavras-chaves: FALTA DE ENERGIA VITAL NO FÍSICO E MENTAL

O Olive destina-se às pessoas exaustas de corpo e alma após um longo período de esforço devido a dificuldades pessoais, um período intenso de estudo ou trabalho, uma doença prolongada ou por ter se dedicado a outra pessoa por muito tempo. É uma boa essência para a recuperação da saúde e das forças, após uma doença aguda.
A pessoa Olive caracteriza-se pela exaustão a ponto de chegar às lagrimas, quando todas as reservas de força e energia se esgotam. Sentem que necessitam de muito sono. Tudo representa esforço, a pessoa se cansa facilmente e a vida parece ter perdido a graça. Os que sofrem destes sintomas deixam de apreciar o seu trabalho ou as atividades de lazer que antes lhe davam prazer.
O potencial positivo do Olive é a recuperação da força. Vitalidade e interesse pela vida. As pessoas Olive positivas deixam de esgotar suas reservas de energia, deixam-se guiar pela voz interior e reconhecem as necessidades do seu corpo. São capazes de manter a paz de espírito, mesmo quando forçadas a permanecer inativas.
É a própria energia vital para recarregar e resgatar a força quando enfrentamos momentos de luta por nós e pelos outros.
“Recarregar a bateria”. Estar sempre pronto para lutar.

Palavras-chaves: PENSAMENTOS INDESEJÁVEIS, PREOCUPANTES, OBSESSÕES MENTAIS, FIXAÇÃO, PREOCUPAÇÃO COM SEUS PROBLEMAS

O White Chestnut é indicado para pensamentos obsessivos e preocupantes que parecem impossíveis de controlar. Para os que deles sofrem e não conseguem se libertar de eventos desagradáveis ou discussões e estão constantemente a revivê-los em sua mente.
Pensamentos persistentes, indesejáveis e conflituosos, debates mentais que continuam a girar na cabeça como um disco riscado, levando a um tormento mental. É difícil concentrar-se durante o dia ou dormir à noite. Estas pessoas podem parecer desatentas e não responder quando a palavra lhes é dirigida (veja também Clematis).
O potencial positivo do White Chestnut é a paz de espírito. A mente está tranquila, os pensamentos estão controlados e podem ser utilizados positivamente para a resolução de problemas. As preocupações são substituídas pela confiança com resultados positivos.
É um dos componentes do Pomander® Concentração e Pomander® Meditação.

Palavras-chaves: RESIGNAÇÃO, APATIA

O Wild Rose é indicado para os que se resignam a uma situação desagradável, seja ela doença, uma vida monótona ou emprego incompatível com a sua natureza. Não se queixam e encontram-se apáticas para recuperar, mudar de ocupação ou apreciar os prazeres simples. Embora as situações sejam insatisfatórias, não estão realmente infelizes e não fazem qualquer esforço por mudar as suas circunstâncias. Isto os tornam companheiros aborrecidos e incapazes de realizar o seu potencial.
Quando doentes, aceitam excessivamente prognósticos médicos como “tem que aprender a viver com isto”. Faltam-lhes energia e ambição.
O potencial positivo do Wild Rose é um interesse vivo na vida, no trabalho e no mundo em geral. A resignação dá lugar a ambição e objetivos firmes, bom estado de saúde e amizades agradáveis. As pessoas Wild Rose são positivas, aceitam a responsabilidade por suas vidas e circunstâncias e tomam a iniciativa de fazer mudanças.