No mundo das competições de cavalos, a sintonia entre o animal e o ser humano é fundamental para se obter bons resultados. Se por um lado o montador precisa ter habilidade e técnica, o cavalo, além de muito treino, precisa ter equilíbrio emocional para agir com precisão.

Um animal ansioso ou irritado compromete sua participação nas competições, gerando frustrações e ansiedade também para o seu dono.

Practitioner internacional em Florais de Bach, com certificação pelo Bach Centre, na Inglaterra, a médica veterinária Pétuli C. H. Moreno aceitou o desafio de aplicar a terapia floral em um cavalo de competição, para auxiliar em seu equilíbrio emocional e melhorar os seus resultados.

O trabalho teve início com a observação da rotina do animal e uma vivência próxima, para sentir sua energia e entender as necessidades físicas e emocionais.

“Fiquei um período observando o cavalo e conversei com os tratadores que cuidavam dele, para saber como era a sua rotina e seu comportamento”, conta Pétuli.

Após a análise, a practitioner decidiu pela aplicação do Rescue em spray e de stock da essência Impatiens diluída em água durante o dia.

Em um mês o animal já demonstrou evolução no seu quadro de ansiedade e irritabilidade, melhorando o seu desempenho nos eventos. O proprietário do cavalo também passou a se utilizar da terapia floral, fortalecendo e harmonizando a relação entre homem e animal.

“Os animais possuem emoções e os florais são uma ferramenta importante para equilibrá-las, possibilitando uma relação saudável com aqueles que dividem o seu dia-a-dia”, conclui a médica veterinária, responsável pelo ‘Espaço Pétuli’, que oferece terapias naturais para animais em Sorocaba, interior de São Paulo.

Dra. Pétuli C. H. Moreno, é médica veterinária e practitioner internacional em Florais de Bach.
O Espaço Pétuli está localizado no Largo do Divino, 11, em Sorocaba. Agendamentos podem ser realizados pelos telefones (11) 3418-3012 ou 3217.6248.