Com a agitação do dia a dia, é normal que, de tempos em tempos, tenhamos altos e baixos em nosso humor, nos sintamos abatidos, “para baixo”, tristes. A tristeza é uma reação normal às situações difíceis e desagradáveis da vida, como é o caso da perda de um ente querido, decepções amorosas, amargura, desentendimentos familiares, dificuldade econômica. Normalmente, encontramos formas de superar esses sentimentos para que eles passem rapidamente.

Há muitas pessoas que usam a palavra “depressão” para explicar estes tipos de sentimentos, mas a depressão é muito mais do que a tristeza normal ou uma simples desmotivação. Ela interfere, no dia a dia, com a nossa capacidade de trabalhar, estudar, comer, dormir e divertir-nos. O nosso estado de humor permanece deprimido praticamente o tempo todo, por dias e dias seguidos, e perdemos o interesse pelas atividades, que antes nos davam satisfação e prazer.

É importante termos em mente que a depressão é uma doença, que exige acompanhamento médico e/ou psicoterápico, podendo aparecer em qualquer fase da vida, seja na infância, adolescência, maturidade e velhice.

Não existe um único causador para este problema. Os sintomas podem variar conforme o caso, e quanto mais cedo começarmos a observá-los e cuidar deles, mais rápido colocamos a vida nos eixo outra vez.

Felizmente, para tudo na vida existe uma solução. Algumas medidas podem ajudar a prevenir o quadro depressivo. E você ainda pode contar com a ajuda dos Florais de Bach para fortalecer a sua vontade de viver e ser feliz.

Vamos lá!!!

Identificar o que está causando a tristeza e depressão

Uma das primeiras coisas que se deve fazer é tentar perceber a causa do problema, afinal, andar diariamente triste e deprimido não é normal.

Se você se sente triste ou desanimado porque se esforçou muito para conseguir a promoção no trabalho e não deu certo, GENTIAN lhe ajudará a vencer esse obstáculo, tendo uma perspectiva mais positiva para abrir novas portas em sua vida.

Se a sua tristeza é devido a um desentendimento familiar e você se sente abatido porque fez muito pelo seu filho e ele nem sequer se preocupa com você, CHICORY irá ajudá-lo a perceber que é muito amado pelo seu filho, mesmo que ele não possa estar ao seu lado com mais frequência.

É claro que esses são somente exemplos, e seria interessante se você pudesse conversar com um terapeuta para que ele o auxilie a descobrir a causa dessa tristeza, indicando-lhe o floral mais adequado para o momento.

Desabafe com alguém que confie

Uma boa forma de combater tristeza e depressão é conversar com os amigos e por para fora tudo o que sente de modo a se libertar, eliminando esse peso. O floral HEATHER lhe ajudará a ter uma comunicação clara para que você possa ser bem compreendido e sinta um alívio interior.

Realize exercício físico

Você pode praticar uma atividade física 15 a 30 minutos por dia. Pode ser uma caminhada ou um passeio de bicicleta. Essa prática ativa o organismo e nos faz sentir vivos.

Se só de pensar em fazer exercício, já bateu aquela preguiça, você pode usar o floral HORNBEAM que lhe trará ânimo e confiança para realizar suas atividades. Convide um amigo ou familiar, ou então, coloque fones no ouvido e vá correr! Liberte as energias negativas diariamente e verá que todos os dias acordará mais positiva e melhor de humor.

Alimente-se de forma saudável

Quando uma pessoa se sente triste e deprimida, pode perder ou ter aumento de apetite. Alimentar-se de forma saudável é imprescindível. É importante que você faça uma alimentação rica em vitaminas, com fruta, verduras e frutos secos. Se você perdeu o apetite e está abatido, pode utilizar o floral WILD ROSE. Ele o ajudará a sentir e participar da vida plenamente, vivenciando cada dia com dinamismo. Por outro lado, pode acontecer de sentir vontade de comer muitos alimentos doces, pois a ingestão do açúcar dá a sensação de um “alívio rápido”, porém, estamos mascarando a causa e fugindo do problema. Neste caso, o floral AGRIMONY ajudará a aliviar sua angústia oculta e encontrar maneiras de lidar com ela.

Olhe para o lado positivo

Quando se sente triste e deprimida os seus pensamentos são sombrios, negativos e sem qualquer esperança. Neste caso, o floral GORSE lhe trará ânimo e esperança para retomar a luta pela vida. Então, começará a ver as coisas boas da vida, os seus pontos fortes e lutará por eles.

Seja paciente

A depressão leva o seu tempo para desaparecer e pode demorar alguns meses, por isso tenha paciência. O floral IMPATIENS lhe ajudará a respeitar o ritmo de sua melhora e se manter perseverante até o final do resultado.

Você deve ter percebido que não há um floral para a depressão, mas podemos aliviar os sintomas com eles. É sempre bom termos o acompanhamento de um terapeuta para facilitar a escolha dos florais mais indicados. Mas enquanto não encontra o seu, pode fazer o uso do RESCUE REMEDY que nos ajuda nos momentos difíceis de nossa vida, trazendo mais consciência, equilíbrio e harmonia que nos protege em momentos de sofrimento físico ou emocional.

Agora, dê um “Xô, tristeza!!!” e seja muito feliz!

Silvia Scherma
Educadora do Programa Internacional de Florais de Bach Practitioner