O transtorno do pânico é uma enfermidade muito comum hoje em dia, caracterizada por crises inesperadas de medo e desespero. Quem sofre desse problema, pode ter a sensação da morte como se fosse um ataque cardíaco, por exemplo. Os sintomas mais comuns são o coração disparar, sentir falta de ar e até mesmo apresentar sudorese (transpiração) abundante e frio na barriga. A tensão aumenta ainda mais nos intervalos entre as crises, porque a pessoa não sabe quando vai acontecer novamente, ficando ainda mais ansiosa. Por consequência, gera-se uma grande insegurança, podendo até mesmo, comprometer seu bem-estar e qualidade de vida.

O que podemos fazer para nos mantermos equilibrados nestes casos é usar o suporte do Rescue Remedy. Como se sabe, este floral é um grande aliado quando precisamos buscar o nosso equilíbrio emocional. Contudo, quando o sofrimento é muito profundo, é imprescindível o acompanhamento psiquiátrico.

O mais importante é buscarmos a causa do pânico para realizar um tratamento mais adequado. Por exemplo:

– Se o pânico começou depois de ter passado por um grave acidente em que se correu risco de morte e ficamos com a sensação de que estamos morrendo, o Floral Rock Rose pode ser um grande aliado.

– Se durante a crise, a pessoa apresentar descontrole, seja físico ou emocional, podendo até ficar agressivo, a ajuda vem do Cherry Plum;

– Se as crises acontecem devido a contrariedades sofridas que geraram falta de aceitação, a sensação do pânico será aliviada com a ajuda do Holly.

É importante ressaltar que, esse transtorno não tem uma única causa, mas várias. Algumas pessoas entram no pânico devido a estados de culpa, outras por algum desespero, traumas, perdas, separações amorosas e assim por diante.

Então, o ideal e o mais adequado é buscarmos a ajuda de um terapeuta para encontrarmos o gatilho disparador e encontrarmos nos Florais adequados, um tratamento complementar, mesmo que seja necessário tomar medicamentos alopáticos em conjunto.

Carmen Monari – Médica, homeopata, escritora e uma das maiores estudiosas dos Florais de Bach Originais. Uma das percursoras da medicina de Bach no Brasil.