Qual é o momento certo de mudar para outra combinação de Florais?

Tudo depende da natureza do problema, mas normalmente, nunca antes de terminar o frasco de tratamento, o que leva de 3 a 4 semanas. Se a combinação dos Florais ainda estiver fazendo efeito, prepare a mesma combinação pela segunda vez e continue usando até que todos os sintomas tenham desaparecidos. (Neste caso, toma-se a mesma combinação durante 8 semanas ou até mais.)

Se surgir, enquanto a pessoa está tomando a combinação inicial, nova condição singular, bastará acrescentar o Floral indicado à combinação inicial. Depois, talvez seja necessário fazer uma reavaliação, ou continuar com a combinação modificada, ou encontrar nova combinação, de acordo com os estados de espírito no momento.

Por quantas semanas ou meses deve continuar o tratamento?

Mais uma vez é impossível dar uma resposta padrão. Isso depende dos problemas envolvidos, da idade e do caráter da pessoa submetida ao tratamento. Em condições agudas, como por exemplo, no caso do trauma energético que se segue a uma perda ou ao medo de uma mudança importante, os Florais de Bach, muitas vezes ajudarão num prazo de poucas horas ou dias, particularmente as pessoas mais jovens.

Falando de um modo geral, podemos dizer que o tratamento usado profilaticamente, antes que o problema deixe raízes, promoverá logo o ajustamento, mas por quanto mais tempo se permitir que uma condição se desenvolva e assuma o domínio da situação, tanto mais tempo será necessário para a ocorrência de mudanças positivas. De acordo com a experiência, os períodos de tempo oscilam entre 1 e 20 meses.

As pessoas que tomam os Florais de Bach, sobretudo para o desenvolvimento e a purificação pessoais, continuam a tomá-los, a intervalos, durante anos.

Nota: Existem estados emocionais de curto prazo (como o nervosismo antes de um exame, consulta médica, reunião) quando não é preciso preparar um frasco de tratamento, porque a combinação é necessária por um tempo curto, de uma semana, um dia ou poucas horas. Em tais casos pode misturar as gotas num copo de água e beber em intervalos.

Obs: essas são explicações para o frasco manipulado, mas servem para o concentrado também.

Trecho do Livro Terapia Floral do Dr. Bach – Teoria e Prática